O SESC CURTA!

Uma nova janela para a difusão de curtas-metragens produzidos no estado do Rio de Janeiro.

Em 2021, foram realizadas as edições CURTA! Baixada e CURTA! Zona Norte, com mostras em formato online que exibiram um panorama audiovisual recente de ambas as regiões, com obras finalizadas entre 2017 e 2021, além de atividades formativas que colaboraram para o aumento do repertório simbólico e o desenvolvimento de novos olhares tanto do público-espectador quanto do público-artista.

A etapa Sesc CURTA! Baixada ocorreu em ambiente virtual de 12 a 29 de agosto, com uma programação composta por 14 filmes, uma retrospectiva do realizador Paulo China, artista homenageado desta edição, que também ministrou a oficina “Cinema na palma da mão”. Foram realizados dois debates – a “Mesa de Abertura” e o “Encontro com realizadores da Baixada Fluminense” – e a Masterclass com a montadora Jordana Berg.

A etapa Sesc CURTA! Zona Norte ocorreu em ambiente virtual de 16 a 30 de setembro, com uma programação composta por 15 filmes, uma retrospectiva com 5 obras do realizador David Amen, artista homenageado desta edição, que também ministrou a oficina “Produção audiovisual e a periferia: qual história contaremos hoje?”. Também foram oferecidos dois debates – a “Mesa de Abertura” e o “Encontro com realizadores da Zona Norte” – e a Masterclass “Cine-ativismos e sobrevivência de cinemas: o papel da memória e da nostalgia” com a professora e pesquisadora Talitha Ferraz.

As obras selecionadas neste projeto, de cerca de 40 realizadoras e realizadores, representaram 05 municípios da Baixada Fluminense e diversos bairros da Zona Norte carioca e abordaram temas diversos como a história da Baixada Fluminense, movimentos culturais, racismo, violência policial, territorialidade, a vida e o cotidiano no subúrbio, performatividades de gêneros, manifestação expressa das sexualidades em diversos contextos, fabulações e distopias, crise econômica, dentre vários outros assuntos e reverberações que atravessaram esse corpus fílmico. Propostas artísticas que mergulharam do registro documental ao fictício, passando também pelas abordagens híbridas e de vocações mais experimentais no que tange à realização audiovisual e às suas múltiplas formas de expressão.

Por meio da realização deste projeto, organizado em etapas regionais, o Sesc RJ incentiva a criação local e valoriza os realizadores fluminenses ao promover um espaço destinado à fruição artística e aos encontros e discussões sobre linguagem cinematográfica, sistemas de produção e relações políticas e estéticas com o território, manifestando um trabalho educativo e artístico com uma programação que propõe diversidade de estilos, temáticas e autores, papel fundamental na promoção do diálogo entre os diferentes gêneros, técnicas e territórios no universo da cultura.